Coordenador : Everson Rach Vargas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390188.2199.375092.24022023
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A revista tem como público-alvo pessoas interessadas no conhecimento produzido pela psicologia e áreas afins (não necessariamente da Academia), assim como pesquisadores em psicologia. A revista é concebida em formato eletrônico, com acesso gratuito, disponibilizada na internet, o que favorece sua visibilidade e circulação no campo acadêmico, assim como seu acesso pela dita comunidade leiga. Com a promoção dos eventos de intervenção e divulgação científica, amplia-se ainda mais as possibilidades de diálogo entre a Academia e o público não-especialista em geral, em um movimento de troca e retroalimentação. Nosso objetivo é favorecer esse dialogismo entre a comunidade de pesquisadores em psicologia e áreas afins e a comunidade local, que compõe o chamado público leigo.
Local de atuação: A ação tem origem em dois locais, embora também se desenvolva nas redes de internet em ações permanentes e temporárias. Os dois locais que dão sustentação ao projeto são: 1) Departamento de Psicologia Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bairro Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27213-415 Telefone (24)30768804 2) Instituto de Psicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus da Praia Vermelha - Rio de Janeiro (RJ) Av. Pasteur, 250 - fundos CEP 22290-902
Objetivo
O projeto tem como objetivo favorecer a produção, a discussão e a divulgação do conhecimento acadêmico e científico, assim como sua interlocução com a sociedade. No que diz respeito ao diálogo interno à comunidade acadêmica e científica valorizamos coexistência entre as diferentes vertentes de pesquisa no campo da psicologia e áreas afins, alimentando o debate constante em torno de questões que possam contribuir para a construção de uma Psicologia concernida com suas múltiplas interfaces e com o exame crítico de seu tempo. Com os eventos de intervenção e divulgação científica apostamos na aproximação do periódico científico com o cotidiano da comunidade em que a universidade está inserida. Isto é, trata-se de valorizar o caráter de promoção e divulgação da construção do conhecimento através do acionamento de dispositivos de interlocução e dialeticidade entre os saberes comuns dos grupos e atores sociais e as produções científicas nas ciências humanas. Reconhecendo portanto a importância de que os modos de produção de conhecimento científico em psicologia, assim como suas implicações teóricas e éticas, estejam em um diálogo estreito com a comunidade em seu sentido mais amplo. Por fim, buscamos também contribuir, por meio da relação com os alunos bolsistas, fomentar uma formação interessada nos valores que amparam a livre circulação e o debate de ideias que contribuem para a construção de uma Psicologia marcada pelo exame crítico de seu tempo e suas implicações éticas.
Resumo
A Ayvu: Revista de Psicologia constitui o suporte material deste projeto que visa contribuir para a produção do conhecimento em psicologia e sua divulgação. Estas ações se dão tanto de maneira estrita ao cotidiano de construção de um periódico (por meio de todos os passos concernidos num processo editorial e de disponibilização gratuita de suas publicações entre os pesquisadores da área e suas transversalidades) quanto de modo mais ampliado, em eventos de intervenção e divulgação científica. Esta segunda modalidade evidencia o caráter extensionista de todo o projeto, ao operar um movimento de aproximação de um periódico científico com o cotidiano da cidade. Isto é, promove e divulga a construção do conhecimento através de dispositivos de interlocução e dialeticidade entre os saberes comuns dos grupos sociais e as produções científicas nas ciências humanas. Esta modalidade concretiza-se nos eventos de intervenção e divulgação científica promovidos pelo projeto. A equipe (composta por professores e estudantes de graduação) está diretamente envolvida com todas as etapas, procedimentos e particularidades da divulgação de conhecimento científico, assim como com a articulação junto a setores da sociedade e realização dos eventos e participação em fóruns de editores de revistas acadêmicas. O trabalho com os estudantes extensionistas favorece, pois, uma formação interessada nos valores que amparam a livre circulação e o debate de ideias que contribuem para a construção de uma Psicologia marcada pelo exame crítico de seu tempo e suas implicações éticas.